Pensamentos



" O que a sociedade acrescenta aos meios naturais é o propósito de atuar sobre estes por meio de procedimentos técnicos ou culturais. Em conseqüência, são imagens de causalidade e uma representação das coisas que os dados imediatos da experiência abordam; e tais imagens, não podendo ter outro suporte atual além de simulacros ou da linguagem, tem, da mesma forma que estes últimos, como condição essencial da existência de um agrupamento estável de indivíduos, uma sociedade organizada". - (Henri Wallon)



" Toda interação social aparece como se manifestando sob a forma de regras, de valores, de símbolos. A sociedade mesma constitui, por outro lado, um sistema de interações, começando com as relações dos indivíduos dois a dois e se estendendo até às interações entre cada um deles e o conjunto dos outros, e até às ações de todos os indivíduos anteriores, quer dizer de todas as interações históricas, sobre os indivíduos atuais". (Jean Piaget)







" Nenhum sociológo deveria se achar bom demais, mesmo numa idade mais avançada, para fazer dezenas de milhares de computações totalmente triviais em sua cabeça e talvez por meses a um só tempo". (Max Weber)







Nenhum comentário:

Postar um comentário