sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Atuação da Sociologia na Educação


Para compreender o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular do Ensino Médio devemos, antes, compreender os objetivos pelas quais a disciplina se pretende atingir e qual a sua importância na educação no Ensino Médio. Isso significa estabelecer parâmetros de analise, dimensionar o sentido da disciplina, buscar compreender o que ela tem de específico e qual sua contribuição no processo educativo.

A sociologia nasce como instrumento de questionamento, e se firma no pensamento crítico, mas não no pensamento crítico isolado e sim ao lado das demais disciplinas humanísticas, como história e geografia. O objetivo da sociologia ao lado dessas disciplinas é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico,promovendo nos alunos o contato com a realidade deles, bem como, o confronto com  realidades distantes e culturalmente diferentes, permitindo o “distanciamento” e a “aproximação” de realidades. Tais conceitos sociológicos trabalhados em sala de aula levam o aluno ao desenvolvimento da consciência crítica. 


O conhecimento sociológico beneficiaráo aluno na medida em que lhe permitirá uma análise mais acurada da realidade que o cerca e na qual está inserido. Mais que isto, a sociologia constitui contribuição decisiva para a formação humanística, pois preocupa-se com o todo social. Segundo a socióloga Cristina Costa “o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica  –representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive” (Sociologia  –introdução à ciência da sociedade, Cristina Costa, Editora Moderna, 1997).

Cabe notar que os questionamentos acerca da praticidade da Sociologia, não são somente feitos por pesquisadores e epistemólogos. Assim temos, os alunos no Ensino Médio que freqüentemente perguntam para que estudam Sociologia? Os amigos e parentes dos graduandos em Ciências Sociais que os interrogam: por que a escolha desse curso? O que o sociólogo faz de prático? Giddens (1999) responde que a Sociologia é um assunto com implicações práticas importantes para nossa vida visto que ela pode contribuir para uma crítica social, uma reforma da prática social, de diversas formas:
-melhora os conhecimentos relativos às circunstâncias sociais em que estamos envolvidos e possibilita maiores chances de controlarmos os problemas vinculados a 
essas circunstâncias. 
-possibilita o aumento da sensibilidade cultural, permitindo a construção de políticas baseadas emvalores culturais divergentes. 
-A partir da Sociologia nós podemos investigar as conseqüências intencionais ou não de adoção de certos programas políticos particulares. A pesquisa sociológica fornece uma ajuda prática no assessoramento de iniciativas políticas. 
-O mais importante, a Sociologia propicia um clareamento dela mesma quepermite a grupos e indivíduos compreenderem e alterarem suas próprias condições de vida. No mais, sabendo sobre o porquê nós agimos e como nos portamos em sociedade.

Segundo Ministério da Educação (MEC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), a importância da disciplina sociologia nas salas de aula se da em razão da formação para a crítica e para a cidadania. Ou seja, educar em prol da reflexão e compreensão da sociedade em que estamos inseridos; formar cidadãos conscientes; problematizando questões cotidianas e oportunizando espaços de discussão.

Ainda, sobre a importância da sociologia na educação MILLS (1965), trata como um conhecimento capaz de conduzir o homem comum a compreender os nexos que ligam sua vida individual com os processos sociaismais gerais. Como o homem comum não tem consciência da complexidade da realidade social. IANNI (1988) afirma que o mundo depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se, e que sem a Sociologia talvez o mundo fosse mais confuso e incógnito. Desde modo, a Sociologia atua como “autoconsciência” da sociedade.

É necessário enfatizar que o sentido do ensino da Sociologia no ensino médio não é formar sociólogos, mas possibilitar ao homem comum pensar sociologicamente. Pois como elucida SOUTO (1987)“pensar sociologicamente é pensar não só de modo racionalmente rigoroso, como também de maneira a ser comprovada pela observação controlada dos fatos sociais”. O papel da sociologia no sistema educacional é contribuir para que o estudante pense e reflita de forma autônoma e permanente.

Analisando a realidade pela qual permeia a vida social se faz mais que necessário a inclusão da disciplina sociologia, a fim de gerar reflexão. Vivemos na “era pós-moderna”, como elucida Bauman (2000), o advento da modernidade e a formação das sociedades capitalistas, leva a ideologia individualista que ganha força e se constitui como ideologia hegemônica, fornecendo a base para as representações sobre o individuo, as relações ou interações humanas. A partir de então, podemos acrescentar o sentido do ensino de sociologia aos nossos alunos. Mais que desvelar ou até olhar por trás das fachadas (Berger, 1998), os problemas sociais, ou de ensinar conceitos sociológicos, a sociologia atua contra a mentalidade individualista desse homem moderno. 

Que não se reconhece envolto no “capitalismo selvagem”, pois o mesmo lhe suga o tempo de reflexão, questionamento e mudança, a fim de que só se reconheça o capital. Logo, deparamos com os problemas sociais: como falta de educação, saúde, diferenças sociais, fome e miséria. É através do desvelar da realidade que se conhece, questiona e propõe mudança. Esta prática deve permear as salas de aulas. Espero, com estes escritos, contribuir para a construção de um sentido para a disciplina no ensino médio. Num esforço de esquematização podemos afirmar que precisamente os três objetivos gerais analisados no texto  – os objetivos que a sociologia propõe cumprir; a promoção de uma compreensão sociológica da 
realidade na qual estamos inseridos especialmente pelo desenvolvimento de seu modo específico de pensar e agir;  a importância da disciplina para entendimento das formas de organização da vida social –constituem a preocupação fundamental que deve nortear o ensino da sociologia e justificar a sua inclusão na grade curricular do Ensino Médio em nossa Educação Brasileira. 

Joice Duarte Batista
Faculdade de Ciências Sociais - UFG

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